Na Ponta do PÉ completa 7 anos noticiando dança
  • Na Ponta do PÉ | FOTO: Ravelane Costa
    img
  •        
  • Maíra Passos | FOTO: Paulo Romão
    img
  •        
  • Na Ponta do PÉ | FOTO: Ravelane Costa
    img
  •        
  • Maíra Passos | FOTO: Paulo Romão
    img
  •        

Lançado no final de 2012, nosso site já colocou no ar mais de 500 publicações sobre os passos das produções pernambucanas

Como um espetáculo bom que a gente nem sente o tempo passar. Mas alí, em poucos atos, tantos passos foram dados. Com essa sensação, Na Ponta do PÉ completa 7 anos! Do final de 2012 pra cá, colocamos no ar mais de 500 publicações sobre dança, entre matérias, entrevistas, vídeos e agendas, além das interações nas mídias sociais.

Um trabalho que segue porque tem um monte de gente massa nos acompanhando e colaborando. Muito obrigada! ❤️ Quem nos segue desde o começo, sabe que a principal ideia desse espaço é dar voz à dança e valorizar essa arte em Pernambuco. Nem sempre é fácil manter um projeto deste perfil, com foco na arte, que ainda é tão pouco incentivada.

Mas dança é uma das mais belas formas de expressão e de causar impacto social. É amor em movimento. E queremos que mais pessoas sejam contagiadas por esse sentimento. Assim, seguimos compartilhando dança! Que venham mais passos, pautas e outros 7 anos! A seguir, mais sobre o nosso projeto.

SOBRE NA PONTA DO PÉ

Na Ponta do PÉ é um projeto de jornalismo cultural que nasceu com a ideia de mostrar a diversidade de passos que Pernambuco (e mundo afora) abraça. Lançado em 2012, foi pioneiro no estado como o único veículo de comunicação online especializado em informar sobre o universo da dança.

Surgiu com a ideia: “Na Ponta do PÉ, pra ver a dança de PE”! Por isso, escrevemos o “PÉ” em maiúsculo, referenciando nossa pernambucanidade. Com conteúdo produzido por jornalistas, o foco principal do projeto são as criações e passos dos pernambucanos, mas também abordamos assuntos globais sobre dança. A ideia é valorizar essa arte aqui!

Nos nossos textos e vídeos, várias linguagens de dança, como dança popular, balé clássico, dança contemporânea, jazz, dança moderna, dança de salão, hip hop, dança do ventre, flamenco e pole dance. Há série de reportagens especiais e entrevistas exclusivas com personalidades da dança, além de matérias sobre festivais, mostras, cursos e espetáculos de dança realizados em Pernambuco.

A IDEALIZAÇÃO (E MINHA RELAÇÃO COM A DANÇA)

Sou formada em jornalismo há 11 anos. Mas, antes de escolher o jornalismo como profissão, a dança já fazia parte da minha essência. Ainda criança, aos 9 anos, tive o primeiro contato com a arte que mostraria a melhor forma de me conectar com as pessoas (e comigo mesma). Sendo dança, qualquer estilo sempre me fascinou fácil.

Nos últimos 23 anos, experimentei jazz, dança contemporânea, dança moderna, balé clássico, dança de salão, hip hop e dança popular. Não sou profissional da dança, mas sigo levando o meu amor pela dança à sério. E seguirei dançando…

Então, por acabar tendo uma visão do cenário local no palco e na plateia, percebi que a dança pernambucana merecia mais destaque e reconhecimento para continuar criando novos passos. Foi quando resolvi unir duas paixões: a dança e a vontade de compartilhar histórias importantes.

INCENTIVO

A criação do site foi com a ideia de proporcionar um espaço de divulgação gratuita, através de mídia espontânea, para os profissionais de dança. Como danço desde criança, percebia que a maioria não tinha como investir em ações de marketing. Queria chegar junto, ser acessível, dar voz à dança local. Nos primeiros anos, foi realizado de forma voluntária. E por dois anos, recebemos incentivo do Funcultura (Governo de PE)  no edital de 2016/2017 e atualmente, no projeto em execução referente ao edital de 2018/2019.

COMUNIDADE DE DANÇA

O conteúdo da nossa página sempre foi construído com a ajuda da comunidade de dança. Logo quando lançamos, colegas da dança já começaram a nos mandar ideias, pedir ajuda para divulgar espetáculos. Um foi contando para o outro e, hoje, recebemos sugestões de dança de várias cidades de Pernambuco e de outros estados! =)

EQUIPE DE CONTEÚDO

Atualmente, Na Ponta do PÉ conta também com a colaboração das jornalistas Aline Antunes e Fabiana Almeida. Nosso objetivo é dar cada vez mais espaço para a dança, sempre buscando interagir com as novas mídias e sociedade.

ACESSIBILIDADE

Para promover a inclusão na comunicação, a nova atualização do site conta com a inclusão da plataforma VLibras, que traduz o português para Libras instantemente com um avatar animado. Também incluímos o Audima, que transforma os textos das nossas páginas do site em áudio. Assim, tornamos nosso conteúdo acessível para mais pessoas.

SUGESTÕES

As sugestões de pauta sobre dança (ou projeto de arte integrada que também inclua dança) podem ser enviadas para redacao@napontadope.com. Nas redes sociais, Na Ponta do PÉ está no InstagramFacebook e Youtube.

NA PONTA DO PÉ

O quê? Site de notícias de dança em Pernambuco
Edição: Maíra Passos
Conteúdo (jornalistas): Maíra Passos, Aline Antunes e Fabiana Almeida
Incentivo: Funcultura/Fundarpe (editais de 2016/17 e 2018/19)
Realização: Maíra Passos Comunicação
Contato: redacao@napontadope.com




Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

    ÚLTIMOS POSTS:

    • Cia Devir traz o projeto “Circo com Frevo na Rua”, que conta com apresentações gratuitas
      Cia Devir traz o projeto “Circo com Frevo na Rua”, que conta com apresentações gratuitas
    • Confira vídeo do Concurso de Passistas de Frevo do Recife 2024, da categoria masculino adulto
      Confira vídeo do Concurso de Passistas de Frevo do Recife 2024, da categoria masculino adulto
    • Cursos gratuitos para frevar em janeiro, no Paço do Frevo
      Cursos gratuitos para frevar em janeiro, no Paço do Frevo

    Deixe um comentário

    Mensagem