Mapeando a improvisação do movimento
  • Jam de dança, do_ Coletivo Lugar Comum | FOTO: Foto Ju Brainer
    img
  •        
  • Jam de dança, do_ Coletivo Lugar Comum | FOTO: Foto Ju Brainer
    img
  •        
  • Jam de dança, do_ Coletivo Lugar Comum | FOTO: Foto Ju Brainer
    img
  •        
  • Jam de dança, do_ Coletivo Lugar Comum | FOTO: Foto Ju Brainer
    img
  •        

Acervo RecorDança investiga sobre o improviso enquanto processo criativo. Profissionais de dança podem participar da pesquisa através de formulário online disponível até o próximo dia 12 

Até o próximo dia 12 de junho, o Acervo RecorDança disponibiliza um formulário online com intuito de mapear grupos, companhias e profissionais da dança que partem da improvisação do movimento para a composição cênica. A ideia é que todos os artistas que usem essa ferramenta criativa preencham o formulário e forneçam informações para a pesquisa.

Com incentivo do Funcultura, o projeto intitulado “A improvisação do movimento como caminho para composição cênica”, terá três etapas e o mapeamento compõe a primeira delas. A pesquisa surgiu a partir do interesse da artista de dança e pesquisadora, Liana Gesteira, e conta com a participação das pesquisadoras Ju Brainer, Taína Veríssimo e Valéria Vicente.

“Percebi que dos anos 2000 para cá muitos artistas começaram a trabalhar com o improviso em seus processos de criação de espetáculos. Então, pensei em realizar essa pesquisa para conhecer os profissionais no Recife que se utilizam desta ferramenta e em aprofundar questões sobre procedimentos metodológicos de criação; a relação entre o corpo que cria o movimento e o corpo que executa o movimento; e as escolhas de treinamentos corporais para criação de uma obra”, explica Liana.

Após a etapa inicial de mapeamento, serão realizadas seis entrevistas com artistas e a elaboração de um mini-documentário. Também haverá a produção de um artigo científico, que visa contribuir para a difusão de informações históricas e para o aprofundamento da dança enquanto área do conhecimento.




Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

    ÚLTIMOS POSTS:

    • Coletivo ArDe Dança estreia com o espetáculo Simbiose
      Coletivo ArDe Dança estreia com o espetáculo Simbiose
    • Uma década divulgando dança: Na Ponta do PÉ completa 10 anos no ar
      Uma década divulgando dança: Na Ponta do PÉ completa 10 anos no ar
    • Cobertura do espetáculo Natal dos Brincantes: Jornadas do Sentir, do Matulão Grupo de Dança
      Cobertura do espetáculo Natal dos Brincantes: Jornadas do Sentir, do Matulão Grupo de Dança

    Deixe um comentário

    Mensagem