Homem usa sapatilha de ponta?
  • Homem nas pontas? | FOTO: Reprodução
    img
  •        
  • Homem nas pontas? | FOTO: Reprodução
    img
  •        

Quem explica é a bailarina Juliana Siqueira, autora do livro “Sobre as pontas dos pés”

No terceiro vídeo sobre sapatilha de ponta, com a bailarina e professora de dança pernambucana Juliana Siqueira, autora do livro “Sobre as pontas dos pés”, Na Ponta do PÉ quis saber se homens também usam pontas.

Para explicar melhor, Juliana lembrou o início da história do balé clássico, do Rei Luís XIV, da França, que fundou a escola de balé (hoje, a Ópera de Paris), o movimento do romantismo e como surgiram as primeiras sapatilhas de ponta.

Segundo a bailarina, as sapatilhas de ponta foram idealizada pensando nas mulheres, com a ideia de destacar a leveza e delicadeza feminina. “No começo, as bailarinas não conseguiam dançar um balé inteiro nas pontas, pois elas eram bem apertadas”, recorda.

Com a evolução das sapatilhas e figurinos que proporcionaram mais mobilidade, as bailarinas clássicas começaram a explorar mais movimentos, como saltos e giros. “Ainda hoje, as sapatilhas de ponta são voltadas para formação clássica feminina, enquanto os homens aprendem a técnica masculina clássica, na sapatilha de meia ponta”, diz a autora do livro “Sobre as pontas dos pés”.

Porém, apesar dos homens não usarem sapatilhas de ponta, tradicionalmente, alguns experimentam para entender melhor como dançar nas pontas, como professores de balé clássico que vão ensinar técnica de pontas para mulheres ou parceiros que querem saber como funciona para ajudar nos pas de deux (dança a dois).

Também há algumas companhias que fazem sátiras dos tradicionais balés de repertório, com homens travestidos de mulheres e usando sapatilhas de pontas. Mas, lembrando que o balé era dançado só por homens, no início, e depois entraram as mulheres… a dança está em constante mudança!

E, quem sabe, questão de gênero não seja mais uma “questão”, em breve. Respeitando a história, esperamos que a dança possa ser cada vez mais plural e que as pessoas possam escolher o que e como querem dançar. 🙂

LEIA TAMBÉM:

Sobre o uso da sapatilha de ponta, com a bailarina Juliana Siqueira

Calçando as sapatilhas de ponta! Confira as dicas

COM TEMPO LIVRE?

Veja mais vídeos no nosso canal do YouTube!

* Vídeo gravado antes do início da quarentena.




Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

    ÚLTIMOS POSTS:

    • Confira a programação de dança do 30º Janeiro de Grandes Espetáculos
      Confira a programação de dança do 30º Janeiro de Grandes Espetáculos
    • Paisagens Oníricas investiga relação corpo-natureza em comunidades ribeirinhas de Pernambuco
      Paisagens Oníricas investiga relação corpo-natureza em comunidades ribeirinhas de Pernambuco
    • Com dança, circo e teatro, Cia. Cênica Nau de Ícaros (SP) traz A.N.J.O.S ao Recife
      Com dança, circo e teatro, Cia. Cênica Nau de Ícaros (SP) traz A.N.J.O.S ao Recife

    Deixe um comentário

    Mensagem