Além do twerk, o eventos contará com batalhas de passinho, waacking e feeling sexy
Uma “Batalha de Twerk” será realizada no Recife neste sábado (28/09). O evento promovido pelo Twerk Recife, grupo pioneiro do estilo na cidade, idealizado por Briê Santos, acontece no Carvalho Studio de Dança, na Boa Vista, a partir das 21h.
Com movimentos de quadris e rebolados que lembram o funk carioca, o twerk é uma dança na qual a ênfase está no movimento pélvico, ou seja, o estilo trabalha várias regiões do corpo, mas concentra grande parte das suas movimentações nos quadris e glúteos.
Alguns estudos apontam que o twerk surge em clubes de strip-tease, nos Estados Unidos. Também há fontes que indicam a influência de danças tribais africanas como o “mapouka”. A dança começa a ganhar popularização na década de 90, através de vertentes da música Hip Hop e vídeo clipes de artistas norteamericanos.
A bailarina e coreógrafa do Twerk Recife Ayara Martins conta como surgiu a ideia de realizar a batalha. “Sendo um grupo pioneiro de Twerk em Recife, um dos maiores objetivos do coletivo é criar e fortalecer a cena na cidade. Por isso, desde seu surgimento já considerávamos a produção de eventos voltados para o estilo”.
Além do twerk, outras modalidades também vão fazer parte da batalha. “Decidimos incluir outras danças urbanas como o waacking e o passinho, por sua grande popularização e semelhanças com o nosso movimento”, conta Ayara. No total serão cinco categorias: duas voltadas para o twerking, além do passinho, waacking e feeling sexy.
A primeira categoria do twerking julgará apenas o controle dos glúteos, enquanto a outra modalide será um pouco menos restrita, podendo explorar todas as movimentações que contemplam o estilo, também mostrando domínio musical. Essa modalidade será julgada pelas integrantes da Twerk Recife.
A cateogria waacking analisará se o participante domina bem os fundamentos dessa dança, como os braços do waacking, poses, drama e musicalidade. A batalha será julgada por Paula Dri, pioneira da dança waacking em Pernambuco. Já a categoria passinho (que surgiu no Recife), assim como as demais, também julgará a musicalidade do participante, sua criatividade e seu domínio da dança e será julgada pela bailarina Gabi Fernanda.
Por último, a categoria feeling sexy, sendo a única batalha que não será voltada para dança, especificamente. Nessa categoria o participante deve mostrar confiança e sensualidade. A jurada será Clau de Luna, integrante da Twerk Recife. Cada modalidade terá uma premiação diferente para primeiro lugar.
O vencedor de ambas categorias de twerk ganhará uma bolsa de 100% para fazer seis meses de aula com a Twerk Recife. O primeiro lugar do waacking ganhará um presente da loja Bruxita Criações. Na categoria passinho, será entregue um look para dançar no estilo, e o primeiro lugar do feeling sexy ganha um kit de produtos de Sex Shop.
“Qualquer pessoa presente na festa pode participar. Não há inscrição prévia. A seletiva para batalhas é aberta, colocaremos uma música deixando qualquer pessoa que se sinta à vontade entrar, a partir disso as juradas decidem se essa pessoa vai ou não batalhar e assim sucessivamente”, explica Ayara.
Além das batalhas, o evento terá outras atrações: performance da Twerk Recife, apresentação das alunas da turma intermediária de Twerk, apresentações de cada jurada e a Dj Léa. O ingresso para entrada no evento custa R$ 15 e está à venda pelo site Sympla. Também há ingressos físicos, que podem ser adquiridos diretamente com a professora Briê Santos, no Carvalho Studio de Danças. O espaço é sujeito a lotação.
Batalha de Twerk
Quando: sábado, 28 de setembro de 2019
Horário: 21h
Onde: Carvalho Stúdio de Dança – Rua da Aurora, nº 371 – Boa Vista, Recife
Ingressos: R$ 15,00, à venda no Sympla.
Deixe um comentário