Estúdio Développé lança primeira franquia de estúdio de dança e teatro do Brasil
  • Estúdio Développé | FOTO: Divulgação
    img
  •        
  • Franqueados contam com suporte para realização de espetáculos
    img
  •        
  • Estúdio Développé | FOTO: Divulgação
    img
  •        
  • Tatiana Lehapan | FOTO: Divulgação
    img
  •        
  • Estúdio Développé | FOTO: Divulgação
    img
  •        
  • Franqueados contam com suporte para realização de espetáculos
    img
  •        
  • Estúdio Développé | FOTO: Divulgação
    img
  •        
  • Tatiana Lehapan | FOTO: Divulgação
    img
  •        

Atuando no ensino da arte desde 2001, no Rio Grande do Sul, a instituição expande seu modelo de negócio para outros estados, através de franqueados

Fundado pela bailarina, coreógrafa e maître Tatiana Lehapan de Carvalho, o Estúdio Développé iniciou suas atividades em 2001, no Rio Grande do Sul. Após duas décadas atuando no ensino da arte, a instituição lançou seu modelo de franquias, tornando-se a primeira franquia de estúdio de dança e teatro do Brasil, associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Atual diretora pedagógica da rede Estúdio Développé, Tatiana conta que o objetivo de expandir o estúdio partiu do sonho de que qualquer pessoa tivesse acesso aos benefícios que o ensino de dança e teatro proporciona. Ao longo da sua carreira, sempre observou como as escolas de ensino tradicionais davam “tratamento” diferente conforme o biótipo do aluno. Isso a inquietava, ver diversas pessoas desistindo de aulas e até tendo certo trauma por não fazerem parte do padrão exigido pelas escolas tradicionais.

“Na grande maioria das escolas de artes, há uma atmosfera de muita rivalidade entre os professores, alunos, e isso sempre me incomodou. Por isso, depois que me formei como bailarina profissional e realizei especializações fora do país, fundei um estúdio de arte totalmente diferente do que eu já havia convivido, com professores e aulas inéditas e inovadoras, e uma metodologia nunca vista no Brasil ou exterior. O objetivo motivador de fundar o Estúdio Développé sempre foi transformar a vida das pessoas que vinham até o estúdio, ensinar a arte e impactá-los para que levem esses aprendizados para o resto da vida, mudando a forma como enxergam o mundo”, conta a profissional de dança.

Então, após 20 anos de consolidação no mercado, o Estúdio Développé inova e se torna a primeira franquia de estúdio de dança e teatro do país, com a proposta de levar o ensino da arte com foco no desenvolvimento do aluno para todo o país, através de uma metodologia própria e modelo de gestão pró-ativo, além de elevar a área da arte para um novo patamar, que é a área do franchising. “E também proporcionar um modelo de negócio inovador no país, altamente lucrativo, chegando até 70% de lucratividade, e com propósito transformador”, ressalta o diretor administrativo da franqueadora, Cláudio Bezerra de Carvalho.

O franqueado tem um modelo de negócio validado, com marca consolidada e reconhecida no país, além de exclusividade territorial na sua cidade/região. A franquia Estúdio Développé conta também com sistema de gerencialmente total da unidade, plataforma de treinamento e com manuais para toda a equipe, tendo uma operação “enxuta”, payback de 6 a 12 meses e uma grande gama de clientes.

Mas qual a diferença de abrir uma escola de dança própria ou optar pela franquia?

Segundo explica o diretor administrativo do Estúdio Développé, abrir qualquer tipo de negócio do zero traz muitos desafios e perdas financeiras, pois o empreendedor precisa passar por todo o processo de tomada de decisões. Entre os desafios, como e onde instalar a unidade, busca de fornecedores e todos os processos de gestão e internos. Dessa forma, muitos empreendedores acabam errando muito nessa etapa. Segundo dados do Sebrae, 80% das empresas fecham as portas em no máximo 5 anos. Sendo franquias, esse número cai para 15%.

“Até que seja possível acertar o modelo do seu negócio, geralmente, ele já está com sua finança comprometidas e desgastes dos processos com os clientes. Porém, com uma franquia tudo já foi testado e validado: rede de fornecedores homologados, padrões de processos e de gestão, marca consolidada, rede de suporte especializada, entre outros”, explica Cláudio.

No caso da Franquia Estúdio Développé, a mesma conta com certificação na ABF (Associação Brasileira de Franquias), o que quer dizer que todos os processos e procedimentos foram analisados e estão nos padrões da Lei de franquia, “uma segurança não só para quem compra a franquia, mas também para o consumidor final, que não serve de ‘cobaia’ para testes de processos tanto administrativos, como de metodologia aplicada em sala de aula”, completa o diretor administrativo da instituição.

Quem investir numa franquia do Estúdio Développé, contará com suporte completo, desde a implantação (pré-operacional: escolha do ponto comercial, tramites de abertura de empresa, treinamento e escolha de equipe) e também suporte operacional em todos os setores (administrativo, secretaria, pedagógico etc.). Com franquia lançada em meio à pandemia, em outubro de 2020, o Estúdio Développé já conta com oito unidades espalhadas pelo Brasil, nos estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

AULAS DO ESTÚDIO DÉVELOPPÉ

Atualmente, o Estúdio Développé oferece aulas de pré-ballet, ballet, jazz, sapateado, teatro, stiletto e 60+ dance. De acordo com a diretora pedagógica da instituição, Tatiana Lehapan de Carvalho, a metodologia da instituição foi desenvolvida ao longo de mais de 20 anos. “Por ser uma franquia, os conteúdos e sistema da metodologia são aplicados em todas as unidades do país. Os professores passam por seleção, treinamento e acompanhamento constante do setor pedagógico da franqueadora. Isso faz com que a qualidade Estúdio Développé se mantenha e os clientes sejam beneficiados com os resultados”, explica Tatiana.

Como em qualquer sistema de franquia o que se oferece é o padrão da rede. Por isso, todos os serviços e produtos comercializados são Estúdio Développé. O franqueado poderá não ofertar algum serviço caso não tenha demanda, como também optar por modelos de peças de uniformes da marca Estúdio Développé, que querem ter disponível em sua unidade.Porém, o franqueado não pode oferecer modalidades que não foram validadas e oferecidas a toda rede Estúdio Développé, bem como peças de uniformes que são da própria marca.

Sobre a realização de espetáculos, todas as unidades Estúdio Développé têm cronograma tanto de eventos internos como de espetáculos anuais. Os franqueados recebem manual de espetáculos para aplicação do espetáculo que será o mesmo em todo o país e também com fornecedor homologado de figurinos para palco.

Quem pode dar aulas de dança e teatro nos estúdios franqueados?

Segundo a instituição, o propósito é transformar a vida das pessoas, por isso a seleção começa na escolha do próprio franqueado. O pretendente a franqueado precisa ter perfil, ele não precisa ser da área da arte, mas precisa acreditar na arte como agente transformador. “Hoje, a maioria dos nossos franqueados não são da área da arte, são investidores que acreditam na proposta da marca e enxergam o modelo de negócio inovador e altamente lucrativo. Todos passaram por análise de perfil da franqueadora”, explica a diretora pedagógica do Estúdio Développé.

Em relação a equipe, ela é escolhida conforme o perfil de cada setor. “Para nós, todos os setores são fundamentais. Então, desde a contratação da secretária até professores, todos passam por análise inicial do franqueado e depois pela análise técnica da franqueadora e setores específicos. Após toda essa análise, atuamos juntamente com o franqueado para montar a equipe. Nem sempre o melhor bailarino ou professor de escolas tradicionais é o melhor perfil para atuar em uma unidade Estúdio Développé, temos um processo de análise especifico neste setor”, esclarece Tatiana Lehapan.

BENEFÍCIOS PARA O FRANQUEADO

Entre os benefícios que a empresa apresenta para aqueles que desejam ser um franqueado do estúdio é a vantagem de fazer parte de uma instituição com mais de duas décadas no mercado; metodologia própria, testada e validada; alto índice de rematrícula e rentabilidade, uma vez que a maioria dos seus alunos permanecem na instituição por mais de 10 anos, chegando a ficar 15 anos fidelizados ao método de ensino da instituição; e suporte completo durante a implantação, com treinamento constante da equipe durante a operação.

“Gostamos de dizer que no nosso DNA está a inovação, por isso pensamos em tudo. O Développé é um local em que a gestão e a parte pedagógica se encaixam de forma inovadora e moderna, em uma grande união e cooperação, para juntos transformarmos a vida das pessoas, afinal, uma empresa em uma área de atuação tão criativa, que é a arte, não pode parar no tempo”, diz a diretora pedagógica, Tatiana Lehapan.

É seguro investir em franquia?

O mercado de franchising tem registrado crescimento constante nos últimos anos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), no ano de 2019, o setor obteve um crescimento de 6,9% no faturamento. O número é seis vezes maior que o aumento do PIB brasileiro no mesmo período, que foi de 1,1%.“Somos uma marca estrutura e consolidada no mercado, referência na região sul do país. Estamos trazendo para os simpatizantes e amantes da arte a possibilidade de abrirem o seu próprio negócio com uma franquia que tem sucesso comprovado”, destaca o diretor administrativo do Estúdio Développé, Cláudio Bezerra.

“Continuamos enfrentando uma pandemia mundial, mas o cenário adverso torna a franquia uma ótima opção para investidores. Muitas pessoas perderam seus empregos e agora não sabem como voltar ao mercado ou em que investir. Ser franqueado do Estúdio Développé é uma grande oportunidade para as pessoas iniciarem o seu próprio negócio”, pontua Cláudio Bezerra.

Em junho deste ano, a franqueadora Estúdio Développé será uma das marcas expositoras na maior feira de franquias do mundo, que acontecerá em SP. “Temos muito orgulho em estar levando o setor de dança e teatro para o mundo dos negócios e estar em uma feira tão importante no mundo do franchising”, completa Tatiana Lehapan.

SOBRE TATIANA LEHAPAN DE CARVALHO

A bailarina, coreógrafa e maître iniciou seus estudos em balé clássico aos 2 anos e meio. Aos 9 anos, conquistou o prêmio 1º lugar bailarina revelação/SP. Tem formação como bailarina clássica pelo Scalla Conservatório de Música e Ballet/SP, especialização em dança na Broadway Dance Center/NY e especialização em “Arte e Educação em Movimento” na UNISC – Santa Cruz do Sul/RS.

Recebeu ainda o Prêmio Mulher Destaque 2013/14 (Venâncio Aires/RS). Em 2001, fundou o Estúdio Développé, hoje a 1ª franquia de estúdio de dança do Brasil, onde atua como diretora pedagógica da rede. Além disso, conquistou inúmeros prêmios como coreógrafa em festivais pelo país, ministrou workshops, palestras e atuou com jurada em festivais. Registro de artista profissional: DRT/RS 6760.

SERVIÇO

Franqueadora Estúdio Développé
Whatsapp: (51)99892-6562
E-mail: franquias@developpe.com.br
Site: www.developpe.com.br

 




Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

    ÚLTIMOS POSTS:

    • D’Angelo Grupo de Dança faz sua estreia com o espetáculo “Desencontro”, de dança contemporânea
      D’Angelo Grupo de Dança faz sua estreia com o espetáculo “Desencontro”, de dança contemporânea
    • Minissérie “No Passo Delas” é produzida por Na Ponta do PÉ
      Minissérie “No Passo Delas” é produzida por Na Ponta do PÉ
    • À beira estreia às margens do Rio Fragoso, em Olinda
      À beira estreia às margens do Rio Fragoso, em Olinda

    Deixe um comentário

    Mensagem