O bailarino e pesquisador Edson Vogue explica tudo sobre sua origem, ramificações e movimentos
Mais que um estilo de dança marcado por poses, ‘caras e bocas’, o vogue é um movimento de reafirmação de identidade de gêneros e sexualidade. Originado nas comunidades LGBTQI+, negra, latina e periférica dos Estados Unidos, ganhou popularidade nos anos 90, com a música e clipe Vogue, da Madonna.
Tendo forte influência da moda, inspiração nas passarelas e capas de revistas, o vogue surge dentro da cultura ballroom. Fazendo também parte do universo das danças urbanas, atualmente, conta com várias ramificações e categorias, descontruindo padrões relacionados à beleza, feminilidade e masculinidade.
Para saber mais sobre essa dança bastante performática, Na Ponta do PÉ conversou com o bailarino, professor e pesquisador Edson Vogue, pioneiro no estilo em Pernambuco. Formado em licenciatura em dança pela UFPE, também é passista de frevo e publicou uma pesquisa com as linguagens do frevo e o voguing, a partir da identidade negra.
Interessados em aprender sobre o vogue, há ensaios abertos e gratuitos, aos domingos. Acontecem à tarde, na Praça do Hipódromo, Hipódromo (Recife-PE). Informações: (81) 98601.5657
* Agradecimento ao Jacqueline Colares Atelier de Dança, local de gravação da entrevista. Fica na rua Álvares Cabral, 280, Recife Antigo (Recife-PE). Informações: (81) 99620.4371.
APOIE NA PONTA DO PÉ
Ajude Na Ponta do PÉ a continuar divulgando a dança, através de conteúdo jornalístico de qualidade. Doações para ajudar a manter nossa redação podem ser feitas via PIX – chave/e-mail: redacao@napontadope.com. Colabore com qualquer valor, a partir de R$ 10. Caso possa contribuir, manda um oi pra gente por e-mail (com o comprovante), pois queremos agradecer diretamente e te adicionar na nossa listinha especial de colaboradores. ❤️
Deixe um comentário