Acervo RecorDança lança novos podcats abordando narrativas femininas na dança pernambucana
  • Acervo Recordança | FOTO: Ju Brainer
    img
  •        
  • Acervo Recordança | FOTO: Ju Brainer
    img
  •        

As discussões vão ao ar na terceira temporada do projeto Histórias ao pé do ouvido. O lançamento será no próximo dia 08, no Spotify

Narrativas femininas na dança é o tema da terceira temporada do podcast “Histórias ao pé do ouvido”, realizado pelo Acervo Recordança, um coletivo que pesquisa sobre a história da dança em Pernambuco, há 18 anos. Para saber mais sobre o projeto, Na Ponta do PÉ conversou com a pesquisadora e bailarina Liana Gesteira, que integra o coletivo.

Durante a entrevista, falamos também sobre o machismo na dança e desafios da mulher artista de dança durante a pandemia. Confira no vídeo, abaixo:

SOBRE AS NARRATIVAS FEMININAS

A terceira temporada do Histórias ao pé do ouvido é uma edição dedicada à dançarina Daniela Santos. Esta é a primeira vez em que o podcast do Acervo RecorDança faz uma temporada inteira com um único recorte temático: todos os novos episódios enfocam as “Narrativas Femininas”, uma perspectiva de gênero sobre a história da dança local construída exclusivamente por mulheres, a partir de questões que atravessam seus corpos.

Para sua realização, o acervo lançou convocatória pública, destinada as mulheres da dança, para a criação de um grupo de estudos onde todo o conteúdo e nomes das artistas entrevistadas foram levantados. Logo após a pandemia se instalar, o grupo de estudos aderiu ao isolamento e de forma remota desenvolveu cinco episódios inéditos, que reúnem uma mostra da multiplicidades de vozes e narrativas do que é ser mulher e trabalhar na dança pernambucana.

A apresentação do projeto e lançamento dos novos podcasts será através da internet, no perfil do Spotify do coletivo, e contará com a presença de algumas das profissionais que participaram da construção desta temporada. De acordo com Elis Costa, dançarina, pesquisadora do RecorDança e idealizadora do podcast, os recortes foram vários : padrões corporais, vida acadêmica, maternidade, sexualidade, abusos, dinâmicas de poder, racismo, patriarcado, ecologia e tantas outras que somam e complexificam o debate.

“Virou um lugar de suporte para todas nós atravessarmos esse momento de fragilidade. Nós passamos por isso juntas. Algumas de nós tivemos Covid-19 e vimos a classe artística passar por diversos desafios nesse tempo”, contou. Entre as demais entrevistadas e participantes dos novos episódios do HPO, estão Valéria Vicente Rebeca Gondim, Renata Muniz, Roberta Ramos, Silvia Góes, Priscilla Figueiroa, Patrícia Costa, Lau Veríssimo, Duda Freyre, Januária Finizola, Sandra Rino, Marília Rameh, Luciana Raposo, Aurora Jamelo, Maria Lima, Tatiana Meira, Vilma Carijós, Marcela Felipe, Mônica Lira e Gaby Conde.

Na equipe técnica, além de Ailce Moreira, Elis Costa, Ju Brainer, Liana Gesteira e Taína Veríssimo, pesquisadoras do acervo e apresentadoras da temporada, temos a arte gráfica de Iara Sales, assessoria de imprensa de Beth Oliveira e edição de áudio de Lara Bione. Todo projeto foi concebido e realizado por mulheres.

ACERVO RECORDANÇA

É um coletivo de pesquisadoras que há 18 anos tem como principal objetivo traçar ações de pesquisa, documentação e difusão da história da dança pernambucana. O grupo reúne, em formato digital, registros fotográficos, entrevistas em vídeo e áudio, programas e cartazes de espetáculos, documentários, publicações, podcasts, publicações e demais documentos que se referem à dança pernambucana, além de disponibilizar informações sobre os artistas e grupos atuantes no Estado.




Postado por


COMPARTILHE:

Sobre o autor
Maíra Passos

    ÚLTIMOS POSTS:

    • Coletivo ArDe Dança estreia com o espetáculo Simbiose
      Coletivo ArDe Dança estreia com o espetáculo Simbiose
    • Uma década divulgando dança: Na Ponta do PÉ completa 10 anos no ar
      Uma década divulgando dança: Na Ponta do PÉ completa 10 anos no ar
    • Cobertura do espetáculo Natal dos Brincantes: Jornadas do Sentir, do Matulão Grupo de Dança
      Cobertura do espetáculo Natal dos Brincantes: Jornadas do Sentir, do Matulão Grupo de Dança

    Deixe um comentário

    Mensagem